sábado, 3 de setembro de 2011

Tome cuidado nas salas de bate papo.

Trollagem ou ódio verdadeiro?

Nos últimos dias está difícil definir...


Durante o julgamento do Supremo, que aprovou por unanimidade o reconhecimento legal da união homoafetiva, fiquei indignado com tantas mensagens homofóbicas que surgiram em minha TL (Twitter), eram mensagens extremamente preconceituosas, algumas diziam: “homossexualismo é doença” “Gay tem que morrer” enfim, as mesmas babaquices que infelizmente já estamos acostumados a ouvir.
Reuni uma serie de “Prints”, com os comentários retirados do Twitter e postei um vídeo no youtube com todo esse material, porém esse vídeo rendeu alguns comentários que me fizeram pensar: “Será que não estou ficando louco, isso é trollagem, alguém querendo chamar a atenção e causar discussões?”.


Bom, pode ser, mas qual parâmento deve ser usado para definir o que é, de fato, real?
Penso que não existe esta possibilidade. Com os recentes acontecimentos, não se pode descartar o ódio em nenhuma situação. Como bem sabemos, na semana que se passou houve um caso de homofobia, onde dois homossexuais foram assassinados, A polícia encontrou no Twitter algumas mensagens postadas pelo “suposto” assassino, onde ele dizia: “Ainda bem que homofobia ainda não é crime kakaka”. Claro, o caso é bem mais complexo, mas com isso vemos a necessidade de ficar atento às situações de risco.

O motivo de ter tocado neste assunto foi o fato de ter visto uma mensagem no mínimo estranha em uma sala de bate papo do UOL... (clique na imagem para amplia-la).

Não quero gerar pânico à  população LGBT de Bragança Paulista, apenas lembrá-los de que é preciso garantir sua segurança, apesar de ser uma cidade do interior, calma e tranquila, não estamos livres de possíveis crimes de ódio.
As salas de bate papo comumente são usadas por quem quer fazer novas amizades, encontrar um parceiro ou somente passar o tempo, mas é sempre bom tomar algumas precauções, pois pode ser um tanto quanto perigoso, você não sabe com quem esta trocando informações nem qual a real intenção das pessoas.
Algumas, ou melhor, muitas pessoas procuram as salas de bate papo, afim de encontros casuais, logo pode ser MUITO perigoso ceder informações como: Endereço, Telefone residencial, etc. Antes de marcar um encontro real, tome cuidado. Garanta sempre a sua segurança!


Segue algumas dicas que valem para qualquer site de relacionamento...



INFORMAÇÕES PESSOAIS: nunca passe suas informações pessoais a pessoas estranhas, tais como telefones, endereços residenciais ou de trabalho, email, etc.

NUNCA ENVIE DINHEIRO: por mais que você imagine que esteja ajudando, nunca envie dinheiro a pessoas que conhece pela internet. Existem estelionatários que podem utilizar este meio de comunicação (assim como em correntes de emails, sites de relacionamentos e afins) para enganar as pessoas e aplicar golpes. Desconfie principalmente se a pessoa for de outro país e, mesmo depois de um longo período de troca de mensagens, começar a pedir dinheiro para a passagem, para vir visitá-l@ em seu país, seu estado, pedir dinheiro porque você vai ajudá-lo(a) a receber uma herança etc. Fique espert@!

NÃO MARQUE ENCONTROS PESSOAIS LOGO DE CARA: seja cautelos@ quanto a isso e seja discret@. Como já foi dito anteriormente, se conheçam bem, troquem muitas mensagens e só quando você se sentir realmente preparad@ e segur@ para o encontro pessoal, marque-o.

ONDE MARCAR ENCONTROS: depois de ter trocado diversas mensagens com a pessoa e você se sentir à vontade para o encontro, procure lugares públicos, onde exista grande movimento de pessoas. NUNCA marque encontros em locais escondidos ou na sua casa nem na casa da outra pessoa. Você não gostaria de receber uma pessoa estranha em sua residência sozinh@. Se estiver com medo deste primeiro contato, procure levar um amig@ com você ou avise a alguém onde e com quem vai estar. Peça para que esta pessoa ligue para o seu celular no horário do encontro para saber se está tudo bem.

MARCANDO ENCONTROS: depois de trocar diversas mensagens com a pessoa e gradativamente ir conhecendo mais sobre o perfil e características pessoais, pode estar na hora de uma conversa por telefone.

CONVERSAS POR TELEFONE: Não dê o telefone de sua residência ou trabalho. Procure pedir o telefone da outra pessoa primeiro ou, se você se sentir à vontade, dê o seu celular.


UMA CONVERSA POR TELEFONE pode servir para você conhecer a outra pessoa muito mais do que por mensagens enviadas através da rede.

SE VOCÊ DESCONFIAR DE ALGO, dê alguma desculpa, atenda ao telefone celular, diga que tem que ir embora, mas não fique. Só no contato pessoal é que, quase por instinto, descobrimos o caráter da pessoa que está ao nosso lado. Lembramos novamente que cuidados simples podem deixar você mais segur@ na hora dos encontros. E esses encontros podem mudar sua vida.

FIQUE TRANQUIL@: O intuito dessas informações não é deixá-l@ com medo de se relacionar pela internet. Elas servem tanto para a internet quanto para o dia-a-dia.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...